10 dicas de marketing de Facebook para sua empresa

Tempo de leitura: 7 minutos

Que tal melhorar os resultados dos seus negócios com 10 dicas de marketing de Facebook para sua empresa?

Todo mundo está conectado ao Facebook, certo? Por isso ele é a exposição perfeita para você mostrar seu negócio. E para dar certo, é importante que você tenha em mente alguns tópicos que podem melhorar o marketing e resultados da sua página. Então vamos as 10 dicas de marketing de Facebook para sua empresa:

ENTENDA E CONHEÇA OS RECURSOS DO FACEBOOK
Não é novidade que o Facebook é uma rede completíssima quando falamos em oportunidades de negócios. Ao criar sua página busque saber quais são as ferramentas que o Facebook oferece para você cadastrar informações sobre a sua empresa como endereço do site, endereço físico, horários de funcionamento, o que ela faz, etc. Os relatórios da rede mostram quantas pessoas visitaram sua página, de onde elas são e quais conteúdos gostam mais.

O DIFERENCIAL
Concorrência tem em todo lugar, certo? E você terá concorrentes com páginas excelentes no Facebook. Você precisa estruturar suas ações para se diferenciar da concorrência digital, seja pelo conteúdo, produtos ou serviços que tem a oferecer. É importante definir quais passos tomar para se mostrar diferente dos demais mas sempre engajando seu público.

A ESTRATÉGIA BEM DEFINIDA
Não saia postando qualquer coisa. Pense antes de postar, defina a estratégia. Liste seus objetivos com a página, selecione o público que quer atingir, defina os investimentos em anúncios e elabore um cronograma de publicações para seguir e manter a coisa organizada. Ponto importantíssimo para o Marketing de Facebook da sua empresa.

Para iniciar no Facebook, questione-se:

Por que seu negócio precisa do Facebook?
Quais os objetivos do seu negócio com o Facebook?
O que será feito no Facebook? Publicar conteúdo, responder pessoas, atrair fãs?
Quais são suas estratégias básicas?
Quando essas estratégias serão realizadas? Diariamente, semanalmente?
Quem será ou serão os responsáveis por cuidar da sua página?
O que você espera que essas pessoas façam?
Quanto isso vai custar?
Quanto você está disposto a investir na gestão da sua página, em anúncios?

UM CONTEÚDO INTERESSANTE
Você precisa que seu conteúdo ofereça algo para seu público. Conteúdo é a base do Facebook e todos que estão ali trabalhando espalhando conteúdo. Use informações relevantes, fale sobre seus produtos e serviços, mas dê dicas também. Use uma linguagem de acordo com seu público-alvo para que o mesmo identifique-se com seu conteúdo.

Você deve ser visto como o especialista em sua área, a referência. Imagine as maiores dúvidas dos seus clientes e porque essas dúvidas podem inibir a compra dos seu produto ou serviço. Não sabe o que postar? Questione aos seus fãs o que eles gostariam de saber, pesquise em páginas do setor de atuação da sua empresa. Enfim, estude, pesquise mais, estude, pesquise mais, pesquise, pesquise e pesquise 😉

FREQUÊNCIA DE CONTEÚDO
Tente postar todos os dias, separando seu conteúdo por editorias e respeitando a regra 80-20 (80% de conteúdos relacionados ao seu setor e 20% sobre seus produtos e serviços). Se não conseguir postar todos os dias, tente 3 vezes na semana. Agendar as postagens pode ajudá-lo na organização e não perder a rotina.

INTERAJA COM O PÚBLICO
Não deixe o seu público sem respostas. Responda a todos os comentários e tente não demorar. Estimule seu público a enviar perguntas e dúvidas. Seja prestador de serviço esclarecendo tudo o que seu público precisar. Além de fidelizar que já está na página, com certeza seus fãs divulgarão para amigos também.

Outra dica é curtir todos os comentários de seus fãs. Responda também os comentários negativos, respeitando a opinião do fã ou público. Nunca exclua um comentário negativo. Respeite se púbico. Apenas exclua comentários que desrespeitarem as regras de boas práticas e uso. Se surgir críticas mais pesadas, coloque-se a disposição para resolver (por telefone, inclusive). Não é interessante ter uma má reputação do marketing de Facebook da sua empresa.

UMA BOA IMAGEM É TUDO
Conte com imagens de qualidade em sua página. Visual é tudo! Você pode contratar um banco de imagens. Existem alguns gratuitos e outros pagos. Entre os pagos, o melhor (na minha opinião) é o ShutterStock. Mas tem uma versão barata que é o Dollar Photo Club que cobra apenas $1 por foto. A vantagem é pagar apenas se usar a imagem. Se não usar, não paga.

ANUNCIE
O Facebook Ads é a melhor estratégia para buscar pessoas fora da sua Fan Page e melhorar o Marketing de Facebook da sua empresa. Ao criar anúncios você dá destaques a conteúdos, promove vendas, gera novos leads e contatos, traz novos fãs, etc. São diversos formatos de anúncios que você pode utilizar com objetivos diferentes.

Hoje é muito difícil gerar resultados expressivos sem investir em anúncios. Mais de 40 milhões de negócios usam as páginas no Facebook para atrair clientes. Desta forma, investir em anúncios é importante. Mesmo assim, é muito barato investir em campanhas no Facebook. Experimente e melhore o marketing de Facebook da sua empresa.

Com 5 reais por dia você já consegue iniciar campanhas e testar impactos e aumentar o investimento de acordo com os retornos. Talvez essa seja a dica mais importante das 10 dicas de marketing de Facebook para sua empresa. Você pode começar mesmo com baixo investimento.

CROSS ENTRE REDES
Se você optar em ter uma página no Facebook seria interessante você pensar em ter contas no Twitter e Instagram também, dessa forma você pode integrar os canais e trocar fãs e seguidores entre eles. Com isso você pode aumentar de forma orgânica sua base de fãs e seguidores.

Mas atenção: cada canal tem um modo de comunicação. Evite postar o mesmo conteúdo em todos os canais. Entenda a audiência de cada um e gere conteúdos diferenciados, dessa forma um simples fã seu pode interagir com seus outros canais (e assim todos os demais fãs e seguidores).

RELATÓRIOS PRA VOCÊ
O Facebook é uma arma completa de relatórios. Com eles você consegue entender melhor o público, segmentando cada dia mais suas campanhas e direcionando conteúdos de acordo com esse público. A ideia é que você tenha um panorama geral do seu público, como idade, localização, interesses, estado civil, e muitas outras possibilidades. Isso vai melhorar e muito o marketing de Facebook da sua empresa.

Bom, essas foram as 10 dicas de marketing de Facebook para sua empresa acelerar a performance de vendas e resultados.

Me diga e comente o que achou das 10 dicas de marketing de Facebook para sua empresa. Seus comentários são importantes pra mim. E se quiser falar comigo sobre o assunto, não deixe de entrar em contato.

Fellipe Russo
Acelera Negócios
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