Criar um blog para seu negócio? Vale a pena?

Tempo de leitura: 3 minutos

Será que realmente vale a pena criar um blog para seu negócio?

Recorrentemente vejo pessoas com dúvidas perguntando se realmente é necessário criar um blog para seu negócio. E presumo, já que está nessa página, que essa talvez também seja uma de suas dúvidas. Certamente, se está com essa dúvida é porque ainda não entendeu o papel do blog para seus resultados.

Sendo assim, vamos olhar mais de perto os motivos que seu negócio precisa de um blog.

Mais Segurança para Seu Negócio

O primeiro ponto importante que quero apresentar a você é insegurança que seu negócio tem se construi-lo em um “terreno alugado”. Lembre-se o Orkut caiu! Você não tem o controle de como ficara o facebook, youtube, ou qualquer outra plataforma que utilize para postar seus conteúdos, um dia ela pode vir a fechar, banir sua conta, mudar para políticas mais severas que afetaria seu negócio, etc.

Por isso a importância de você ter um local SEU. Um blog seria seu, um local 100% seguro que postaria seus conteúdos para sua audiência.

Trafego Orgânico

Outra vantagem de criar um blog para seu negócio é a oportunidade de ganhar trafego orgânico. Como você terá um site/blog você passará a ranquear nos mecanismo de busca, mas vamos focar apenas no google nesse post, porque ele representa mais de 85% das buscas no Brasil.

A questão é, se você ficar bem posicionado você começara a receber trafego sem pagar nada, conseguirá contatos de possíveis clientes sem custo algum, e isso pode aumentar muito a segurança e o retorno do seu negócio. É claro que, para ficar bem ranqueado não tem nada a ver com sorte, e sim de conhecer e aplicar as técnicas de SEO.

Conhecer Melhor sua Audiência

Quando você cria um blog é como se tivesse assinado um contrato dizendo “prometo produzir conteúdo de qualidade pelo menos 1x por semana” … sim, é verdade. É muito importante a disciplina na produção de conteúdo para seu blog.

Com passar do tempo os conteúdos se acumularam, mais pessoas o encontraram, e portanto, mais trafego você terá. Quando isso acontecer, acontecerá algo valiosíssimo para seu negócio, métricas.

Como existem muitos post, cada um falando de um tema especifico, quando olhar para métricas do seu blog (é para isso é importante colocar analytics no início do seu blog) você verá quais posts foram mais visitados, quais tem mais comentário, qual tiveram mais curtidas, etc. Com essas informações você consegue traçar melhor o perfil de sua audiência e fazer conteúdos cada vez melhores para ela.

Gerar Autoridade

Você sabe como se cria autoridade? Pensa ai um pouco, irei esperar …, …, …, pronto? Você cria autoridade passando conteúdo de valor para outra pessoa, simples assim. Por isso, quanto mais conteúdo disponível você tiver, mas fácil será gerar autoridade para um novo prospecto que entrou em contato com você pela 1º vez.

E nada melhor que criar um blog para seu negócio para isso acontecer. É tudo bem organizado, lá ele terá dezenas ou centenas de conteúdo. Além disso, se você tem um site com bastante conteúdo, significa mesmo que entende do assunto, percebe a autoridade subindo aqui?

Conclusão

Viu porque é importante você ter um Blog/site, isso com certeza irá agregar muito para seu negócio.

Fellipe Russo
Acelera Negócios
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