Dicas de Marketing Digital para pequenas empresas

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você ainda não iniciou sua estratégia de marketing digital ou se está no começo, queria compartilhar com você algumas dicas de marketing digital para pequenas empresas essenciais para o seu sucesso.

Eu diria que aplicado tudo que direi aqui, você terá 80% dos resultados que pode alcançar. É o famoso 20% de trabalho que traz 80% dos resultados. Fique ligado então nas dicas de marketing digital para pequenas empresas que falaremos a seguir.

Seu Site é o seu Lugar

Ter um site para desenvolver estratégias de marketing digital não é novidade para ninguém. Isso porque é com seu site que passará a vender para sua audiência. Mas, ao contrário do que muitos pensam, quando falamos em ter um site não significa que precise ser algo com tecnologia complexa, com menu cheio de opções, recursos tecnológicos, etc. Pelo contrário, seu site deve ser simples, mas apresentável, isso simplifica a navegação além de deixar o site mais rápido.

Conteúdo é Rei      

Conteúdo é, e sempre continuará sendo o cargo chefe de seu negócio. Todo estratégia de marketing digital tem como foco o conteúdo no início, por isso se ele for ruim irá estragar com o restante dos processos.

E para produzir conteúdo de qualidade deve atentar-se para duas coisas:

  • A primeira é relevância. Não adianta produzir um conteúdo de muita qualidade, com informações profundas acerca do assunto tratado, sendo que sua audiência não tem interesse pelo assunto. É muito importante que escreva conteúdos que realmente sua audiência se interesse.
  • Segundo é a qualidade. Uma vez que você identifique o que sua audiência gosta de consumir de conteúdo, passe a entregar com máximo de qualidade possível. E quando digo qualidade quero dizer de informação, aprofundando sobre todos os aspectos dentro do tema proposto, e comprando equipamentos mais profissionais (como câmera) para melhorar a qualidade visual do conteúdo.

Aplicando essas dicas de marketing digital para pequenas empresas, com tempo você será considerado referência no segmento de atuação. Se criar conteúdo relevante e de qualidade, a consequência só poderia torna-se autoridade.

Torne-se íntimo dos seus Clientes Através das Mídias Sociais

Em questão de relacionamento com suas audiência, o ideal é que tenha pelo menos esses dois canais, um blog e rede sociais. Antes de começar entrando em tudo e qualquer rede sociais, vale para e pensar qual delas há mais números de interessados em seu produto ou serviço, analisando o tipo de público/audiência de acordo com cada uma das redes sociais.

Após chegar a uma conclusão, foque nessa rede sociais. Eu creio que menos é mais, e nesse sentido, vale muito mais a pena focar na rede de maior número no primeiro momento, e depois de consolidado seu sucesso nela, passar para outra rede social.

Busca no Google e Mídia Online

Hoje em dia qualquer problema ou duvida que uma pessoa venha a ter, ela toma ação de pesquisar no google pela solução. E por isso, a empresa que consegue posicionar-se no google para as buscas de sua audiência, certamente tem uma vantagem muito grande perante sua concorrência.

Esse trabalho de posicionar-se nos mecanismos de busca tem o nome de SEO, que no caso são estratégias especificas para ficar melhor posicionado. E aqui está mais um assunto importante para você pesquisar sobre marketing digital, procure mais informações sobre SEO.

Outro importante ponto é a mídia paga: você pode começar investimento em Google Adwords (anúncios de busca do Google), Facebook Ads ou Instagram Ads (se você atua nessas redes). Comece investindo pouco e analise os resultados, cerca de 10,00 a 30,00 por dia (considere investir 10% do seu lucro nessas mídias).

Lista de E-mail

Seja no seu site, blog ou ecommerce, anote aí: crie campos de cadastros para seus clientes/prospects deixarei seus e-mails para receber novidades da sua empresa. Envie e-mails semanais para sua audiência, com dicas, promoções, curiosidades e tudo que envolver os assuntos relacionados ao seu negócio. Cuidado para não ser chato com promoções. A dica que dou é a regra 80/20, sendo 80% de conteúdos relacionados como dicas, informações, curiosidades e 20% sobre seus produtos, promoções, serviços, etc.

Bom, essas foram algumas dicas básicas que todo micro empreendedor/empresário deve seguir como base para o marketing dos seus negócios.

Espero que tenham gostado das dicas de marketing digital para pequenas empresas! Deixem seus comentários para discussões.

Abraços
Fellipe Russo
Acelera Negócios
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