Qual é a Diferença entre Valor e Preço?

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você não souber a diferença entre valor e preço, tenho certeza que você está vendendo errado!

Você já parou para pensar a forma que estabelece o preço do seu produto ou serviço? Como você define o preço do produto ou serviço que vende? E esses preços? Acha que seu produto ou serviço vale mais ou menos? Então vamos entender a diferença entre valor e preço.

Essa é algumas perguntas que você deve saber a resposta, continuaremos falar um pouco mais disso ao longo desse post, então fique comigo …

Qual é Melhor, Comparar Preço ou Entregar Valor?

E aíííí??? Qual você aposta que é melhor?? Antes de dar minha opinião sobre o assunto, vamos analisar os dois lados. Vejo muito donos de negócio, que quando vão definir preço aos seus produtos (sempre quando eu falar produto estou me referindo a produto ou serviço) vão ao mercado comparar preço.

Muitos donos de negócio têm o hábito de comparar preços para estabelecer o quanto vão cobrar pelos seus próprios produtos. A desvantagem de seguir essa padrão é que parece que está vendendo commodity. Commodity é um termo utilizado para produtos universais como, ferro, cobre, chumbo, etc. Esses produtos são iguais no mundo todo, sendo assim, quando alguém vai compra-lo olhará apenas no preço. Portanto, para ganhar esse tipo de mercado você tem que manter seu produto o “mais barato”.

O problema de disputar o mercado com a estratégia do “mais barato”, é que sempre pode surgir um similar no mercado mais barato que o seu, e o que fará daí, abaixará seu preço diminuindo assim sua margem de lucro? Percebe o porquê esse tipo de estratégia não é inteligente?

Sendo assim, se você vai no mercado apenas encontrar uma linha de preço, há uma grande chance de você estar vendendo commodity, e de estar entrando no jogo do “mais barato”.

Trabalhe com Produto Exclusivo e Passe a Vender Valor

Venda produtos exclusivos ou encontre uma maneira de fazer com que seu produto transformar-se em algo de valor. Porque assim, você sairá do campo comparativo de preço, e começara a precificar seu produto no valor que ele gera aos seus clientes.

Coloque sua cachola para pensar … “como poderia aumentar o valor do meu produto?”. Vou dar um exemplo para facilitar. Imaginemos um dono de padaria, ele é claro vende pão, e portanto uma commodity, porque pão é pão, e se Abrir outra padaria próxima que vende pão mais barato irá perder uma boa parcela de seus clientes.

Então como esse dono de padaria poderia sair da commodity e acrescentar valor ao seu produto? … pense aí e volte a ler daqui a pouco

Pensando..

Pensando..

Pensando…

Está começando a entender como funciona a diferença entre valor e preço?

Bom, uma forma de gerar valor aos seus clientes é criar um programa que oferecesse pão quentinho, não só isso, ele poderia entregar os pães na casa de seus clientes, evitando assim, o desconforto destes irem buscar. Pense só, seria um programa aonde o cliente pagaria mensalmente, e eles teriam de benefício a entrega de pães quentinhos em suas casas, sendo que poderia escolher só matutino ou matutino e vespertino.

Percebe que agora ele não vende mais o pão, ele vende a comodidade de receber o pão em casa e o prazer de tê-lo sempre quentinho. E para esse tipo de produto/serviço não haveria concorrência, e assim poderia precifica-lo sem pensar em adotar a estratégia do “mais barato”.

Agora eu te desafio, como você pode pensar em seu produto para torna-lo mais exclusivo, e assim possa gerar mais valor ao seu cliente?

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Fellipe Russo
Acelera Negócios
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