EdgeRank do Facebook: melhore seu conteúdo

Tempo de leitura: 6 minutos

Para falarmos das 10 curiosidades sobre o EdgeRank do Facebook precisamos entender o que realmente ele é.

Falar que alguém que não trabalha no Facebook sabe 100% sobre o EdgeRank não é muito ideal. Mas enfim, o que realmente é o EdgeRank do Facebook e como ele impacta sua Fan Page?

É normal você conversar com pessoas que ainda acreditam que todos seus amigos ou fãs visualizam suas postagens. Muitos administradores e donos de páginas no Facebook acham que ter milhares de fãs é tudo de bom. Mas em média, as postagens orgânicas atingem cerca de 10% a 13% do público daquela página.

Apesar de o EdgeRank ter mudado e exigido mais de nossas publicações, existem muitas reclamações por aí que entendo que é fora de questão. Simplesmente o Facebook está tentando manter a qualidade de conteúdo e postagens, pressionando seus usuários em prol das boas práticas também. Para esclarecer, vamos falar hoje as 10 curiosidades sobre o EdgeRank do Facebook.

Já falei por aqui, mas vale reforçar. O EdgeRank é um algoritmo que gerencia o conteúdo que deve chegar até os usuários da rede social Facebook. É simplesmente uma fórmula que determina o que vai aparecer para seus usuários de acordo com uma série de fatores e regras pré-determinadas.

Essas regras e fatores são:

Afinidade: é o volume de interação entre o usuário da rede e quem postou o conteúdo. Se um amigo seu interage com suas publicações e curti, comenta ou compartilha, com certeza ele verá mais postagens suas com mais frequência.

Pesos e medidas: e para cada interação existe um peso, uma nota. Se suas postagens possuem muitas curtidas, cliques, compartilhamentos e comentários elas serão bem qualificadas e avaliadas. E cada interação possuem pesos diferentes. Cliques têm peso baixo, curtidas têm peso médio, comentários tem peso médio-alto e compartilhar tem peso elevado.

Tempo: quanto mais tempo a publicação está no ar, menos chances de ela ir para o feed de notícias. Ou seja, o Facebook vai privilegiar informações recentes.

Diversidade: o Facebook avalia o quanto diversificado é o seu conteúdo. Ele gosta de fontes diferentes de informações, como vídeos, imagens, textos, links, etc. Vídeos ao vivos (os lives) também são considerados e pontuados de forma diferente (positivamente).

Qualidade: o Facebook passou a avaliar o tempo que as pessoas passam lendo ou vendo um conteúdo. A ideia é que a atividade e o engajamento sejam priorizados. Quanto mais tempo as pessoas passarem lendo seus conteúdos ou assistindo, mostrará que o seu material é de qualidade.

Vamos então falar sobre 10 coisas que você provavelmente não sabia sobre o EdgeRank. Espero que este conhecimento possa ajudar suas estratégias de marketing digital. Vamos lá:

1) O EdgeRank é real, tenha certeza
A maioria das pessoas ainda não sabem sobre o EdgeRank. Eu costumo falar por aí sobre esse assunto e percebo que existe uma falta de informação tremenda, e pior, sendo assim, as pessoas não fazem ideia do que está acontecendo. E é aí que estou frases como “O Facebook é mercenário. Agora só mostra conteúdo se pagarmos por anúncios.”. Isso é pela falta de conhecimento e entendimento de como se comportar a partir da existência do EdgeRank.

2) Os edges
“Edges” nada mais são do que qualquer atividade realizada no Facebook. Então, um edge pode ser uma curtida, um comentário, um clique, enfim, tudo o que ocorre no Facebook.

3) Sua nota
Você e sua página recebem notas constantemente pelo EdgeRank. Você é mais um na rede social, assim seus amigos e fãs. Uma marca pode ter nota 80 pra você, na visão do Facebook. E essa mesma marca pode ter nota 10 para outra pessoa. Sendo assim, como a relação entre você e a marca tem 80 pontos, você verá mais postagens dessa marca do que uma outra pessoa que tem nota 10 na relação com a mesma marca.

4) E essa nota muda
É por isso que as vezes paramos de ver algumas postagens de páginas ou amigos. Simplesmente porque paramos de interagir com as postagens desses amigos ou marcas. Quando interagimos muito, essa nota aumenta e enxergamos mais conteúdos dessas páginas ou/e pessoas.

5) Medidas diferentes
Não existe uma regra clara dessas notas, Mas especula-se que postagens com vídeos, imagens tem pesos maiores do que postagens só de textos. Isso porque elas normalmente “seguram” as pessoas mais tempo visualizando o conteúdo.

6) Quanto mais, melhor
Já deu pra perceber que quanto mais você usar as funcionalidades do Facebook, melhor, não é mesmo? Você já reparou que você pode postar de acordo com o que você está sentindo ou assistindo? O Facebook quer entender tudo isso para qualificar melhor sua postagem. Use esses recursos. Em uma página, por exemplo, preencha os campos e lacunas como o endereço do seu site, botões de ações e etc.

7) Tempo de vida
Conteúdos novos têm prioridade. De acordo com o tempo, os posts vão perdendo peso e isso faz sentido. Sentido porque o Facebook (e todo mundo) quer conteúdos novos e atualizados. Conteúdos antigos vão perdendo o fôlego e aparecem menos. Conteúdos novos possuem peso alto e aparecem mais.

8) Atos negativos
Cuidado com seus atos! Se as pessoas optarem por ocultar ou não receber suas postagens, o EdgeRank do Facebook olhará feio para você! Não seja chato nas redes sociais. Isso é um feedback negativo e pode ter certeza que o EdgeRank do Facebook vai levar em consideração.

9) Mensagens
Tudo o que acontece no Facebook são edges. Sendo assim uma mensagem (inbox) também é considerado. Você que tem uma página no Facebook, reparou que agora ele mostra ao tempo de resposta? Ou seja, o tempo que você demora para responder suas mensagens? Fique atento. Mensagens também são edges e são avaliados. Aliás, quanto mais rápido você responder aos seus fãs, melhor para seu EdgeRank.

10) Só para quem está online
Quando você posta, o Facebook apresenta esse conteúdo para uma parcela de seus fãs ou amigos que estão online. O EdgeRank do Facebook entra em ação e mensura se sua publicação está indo bem ou não. Isso determina o quanto seu post estará “ativo” e à mostra para usuários que ficarem online depois de algum tempo que você postou. Vamos chamar de “alcance da postagem”. Ou seja, se sua postagem for bem avaliada, o Facebook promoverá por mais tempo.

Por hoje é só, pessoal. Espero que tenham gostado desse post sobre as 10 curiosidades sobre o EdgeRank do Facebook.

Você já se inscreveu no Canal do YouTube da Acelera Negócios? Então corre lá: Clique aqui e inscreva-se!

Abraços
Fellipe Russo
Acelera Negócios
fellipe@aceleranegocios.com.br
(11) 97608-8199

Leia outros conteúdos interessantes e exclusivos da Acelera Negócios:

Dicas de Marketing Digital para pequenas empresas
https://aceleranegocios.com.br/dicas-de-marketing-digital-para-pequenas-empresas/

As lições de marketing do Rei do iPhone
https://aceleranegocios.com.br/as-licoes-de-marketing-do-rei-do-iphone/

5 dicas matadoras para aumentar suas vendas
https://aceleranegocios.com.br/5-dicas-matadoras-para-aumentar-suas-vendas/

Como usar o Snapchat para ideias promocionais?
https://aceleranegocios.com.br/como-usar-o-snapchat-para-ideias-promocionais/

10 dicas de marketing de Facebook para sua empresa
https://aceleranegocios.com.br/10-dicas-de-marketing-de-facebook-para-sua-empresa/

print

[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]