O Inbound Marketing pode ajudar a sua empresa?

Tempo de leitura: 6 minutos

Inbound Marketing nada mais é do que uma estratégia de Marketing Digital onde a intenção é gerar interesse por parte das pessoas e torná-las em clientes.

O ponto central do Inbound Marketing é educar as pessoas oferecendo conteúdos para chegarem mais informadas até o ato da compra, passando por uma espécie de funil de vendas, que normalmente é divido em 5 partes. Vamos entender essas 5 partes?

Desconhecidos: são pessoas que ainda não tiveram contato com seu site, por exemplo.
Visitantes: são pessoas que já visitaram o seu site pelo menos uma vez.
Leads: são pessoas que já interagiram de forma mais profunda com seu conteúdo e se cadastraram em seu site (nome, e-mail, telefone, etc).
Clientes: são pessoas que passaram pelas etapas acima e já compraram da sua empresa.
Divulgadores: são pessoas que além de terem efetuado a compra, indicam os produtos/serviços da sua empresa.

O passo a passo para que o Inbound Marketing dê certo

Você deve seguir uma sequência de ações para que as pessoas entrem em seu funil de vendas e para que você tenha resultados positivos com a estratégia do Inbound Marketing. Vamos lá?

#1 Entenda bem qual é seu público
Para ser certeiro, você precisa criar uma persona, ou seja, um personagem que representa o seu possível cliente alvo. Você pode encontrar a sua persona fazendo pesquisas com seus clientes ou por meio do histórico e audiência de seus canais digitais, por exemplo. A elaboração de uma persona não é apenas idade, sexo, etc. Você precisa realmente criar um personagem, como por exemplo:

– Ana Paula, tem 30 anos, mora em São Paulo, é recém formada, gosta muito de balada e de sair com amigos, mora sozinha, é vaidosa, frequenta academia, gosta de comer de forma saudável, tem hábitos de compras online, etc. Entendeu? é bem mais profundo do que a definição de “público-alvo”.

#2 Criando e propagando conteúdo
Depois que sua persona está construída, você precisa criar uma curadoria de conteúdo para atender o interesse dessa persona. Crie conteúdos originais e únicos, destinados ao máximo a persona criada. Após essas definições, promova o conteúdo em seus canais digitais como página no Facebook, site, blog, Perfil do Instagram, etc.

#3 Compartilhando o marketing
No processo de divulgação de conteúdo, sua audiência e seus divulgadores promoverão seu conteúdo simplesmente porque ele é bom, seja nas redes sociais, blogs, etc. Por isso, é fundamental criar bons conteúdos e estreitar parcerias com possíveis divulgadores e influenciadores.

#4 Integre os resultados
Como toda ação de marketing digital, com o Inbound Marketing não funciona diferente. A possibilidade da integração de ações para mensuração dos resultados e andamento das ações em tempo real, trazem um grande diferencial, tornando as ações uma engrenagem bem afinada.

As principais etapas do Inbound Marketing, de forma bemmmm resumida

Se considerarmos que o conteúdo é a essência do Inbound Marketing, é preciso criar uma estratégia focada não apenas na distribuição do conteúdo em si, mas na elaboração de toda a base de informação que será promovida durante essa ação.

Atrair
Talvez o ponto mais importante em uma ação de Inbound Marketing: atrair o tráfego certo para seu canal. Quanto mais qualificada está a criação da sua persona e mais adequada a estratégia de captação dessa audiência para seu canal, melhor o resultado será. Aqui entram estratégias como gerar conteúdo em um blog e trabalhar o SEO para trazer o visitante correto por meio de palavras-chaves, ter um site/blog responsivo, trabalhar as editorias de conteúdo, entrevistas e propagação do conteúdo nas redes sociais. Pode-se também utilizar a mídia online para atrair mais rapidamente o tráfego adequado. Entre essas mídias, sugiro iniciar com as “mais baratas” e no formato de custo por clique, usando o Facebook Ads, Instagram Ads, Rede de Display do Google, etc.

Converter
Agora que a persona foi atraída para o seu canal, seja um site ou blog, é preciso converte-las em leads e aumentar a qualificação desse prospect. Neste momento você pode oferecer um conteúdo exclusivo em troca do e-mail dessa pessoa. Pode ser um ebook, uma aula, um vídeo exclusivo em área restrita ou até mesmo um desconto para aquisição do produto ou serviço.

Fechar
Agora, com o e-mail dessa pessoa em mãos (além do cookie de remarketing) você pode criar um funil de vendas por meio de uma sequência de e-mails, que conduzirão essa pessoa até a decisão da compra. Aí entra a automação de marketing utilizando plataformas de gestão de e-mail marketing, análises de métricas, qualificação de leads, etc. Conheçam a ferramenta LeadLovers para isso (www.leadlovers.com).

Encantar
Após esse processo, a pessoa decide ou não comprar o produto, mas ela estará sempre em seu clico de vendas e relacionamento (CRM). As pessoas que se tornarem clientes depois de receberem tanta atenção e informação, possivelmente se tornarão um evangelizador da marca, promovendo e indicando sua empresa.

Realmente o Inbound Marketing está em alta e veio pra ficar!

Custa 62% mais barato que Outbound Marketing.

Com o Inbound Marketing, empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para sua plataforma. A média de ROI (retorno sobre investimento) produzido pelo Inbound Marketing é de 275%.

Em média 92% dos profissionais de marketing americanos afirmam que o Inbound Marketing é imprescindível para as empresas, diante da economia atual (crise?).

Case de Sucesso: Precon Engenharia
(www.preconengenharia.com.br e www.meuprecon.com.br/blog)

A Precon Engenharia tem em média 15 mil acessos por mês no seu blog. Em abril de 2016, 10 apartamentos foram vendidos pela estratégia do inbound marketing.

E você? Está esperando o que para colocar sua empresa no Inbound Marketing?

Espero que tenha gostado do conteúdo e deixe seu comentário!

Abraços
Fellipe Russo
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